A endodontia (tratamento de canal ou desvitalização) é o ramo da medicina dentária que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Esta especialidade trata do canal do dente em casos onde a cárie atingiu o nervo do dente, onde o mesmo contaminado é removido e o canal é preenchido com material de obturação.
Este tratamento é realizado na raiz do dente, sendo que a coroa necessite ser restabelecida por uma restauração, ou até mesmo por uma coroa, dependendo do nível de destruição.
É de extrema importância realizar um tratamento de canal quando o dente já está contaminado por uma cárie, pois assim evita-se a necessidade de perder um dente com extração e ajuda a prevenir contaminações que se podem propagar-se e comprometer a saúde dos outros dentes e tecidos vizinhos.
O método mais utilizado atualmente é a endodontia mecanizada.
Nos últimos anos esta especialidade vem se modernizando, com o fim de possibilitar ao paciente mais conforto e precisão nos tratamentos realizados. Sendo este um método indolor, pois sempre irá requer anestesia.