A prótese fixa sobre implantes colocada sobre dois ou mais implantes, dando condições adequadas de retenção.
Ela é uma prótese com todos os dentes, que tem uma retenção maior do que uma prótese convencional, pois é fixada sobre os pilares dos implantes dando maior segurança e conforto ao paciente.
O seu principal objetivo é a reabilitação oral em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação, repondo de forma eficaz os dentes ausentes ou perdidos.
Depois de colocar os implantes, o dentista irá fixar a prótese sobre os implantes já cicatrizados. Este período irá variar de paciente para paciente e, dependendo de condições específicas, a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento (o que chamamos de implante com carga imediata), quando bem indicada.
É realizado moldagens para que o técnico em próteses dentárias. Depois de pronta a prótese é fixada no pilar do implante, finalizando dessa forma o seu tratamento.
Outro aspeto relacionado com os cuidados com a prótese sobre implantes é que os materiais que servem para unir os implantes à “dentadura”, desgastam-se com o tempo e necessitam de uma manutenção todos os anos, para que mantenha sempre um aspeto saudável.
Todas as noites deverá remover a sua prótese semi-fixada sobre 2 implantes, para desse modo poder higienizá-la devidamente e proceder também à limpeza do interior da sua boca, de preferência com uma escovagem muito leve e usando de seguida um elixir bucal.
Próteses fixadas permanentemente sobre 4, 6 ou mais implantes também devem realizar manutenções periódicas, conforme indicação do dentista e necessidade própria de cada paciente. Isso é um dos fatores que determinará o sucesso e longividade dos implantes e estruturas adjacentes.