As próteses removíveis são uma maneira de substituir os dentes ausentes.

Estas próteses são o processo mais económico para recuperar a estética e a função mastigatória, sendo parciais ou totais, acrílicas ou esqueléticas.

Os materiais utilizados nestes tratamentos são muito importantes de modo a conseguir uma ótima estética e durabilidade.

Prótese Acrílica

São usadas por pessoas que tenham poucos dentes ou nenhum, mais conhecidas como dentaduras. Estas próteses são mais acessíveis em termos económicos. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente é possível acrescentar neste tipo de próteses acrílicas. São mais volumosas que as esqueléticas principalmente no maxilar superior. Aconselha-se a sua lavagem após as refeições e existem também produtos no mercado para limpeza e fixação destas próteses.

Os tipos de próteses acrílicas são: as totais que substituem toda a dentição e as parciais que substituem parte da dentição. São variados os tipos de compósitos acrílicos que podem ser usados na confeção deste tipo de prótese dentária. E é esta mesma composição que no fundo lhes deu a sua designação de prótese dentária acrílica.

Prótese Esquelética

As próteses esqueléticas são feitas em metal na sua estrutura e acrílico na composição dos dentes. Os dentes são fundidos na estrutura de metal. São mais caras que as próteses removíveis acrílicas devido à quantidade de metal usada no seu fabrico.
A adaptação às próteses esqueléticas é mais fácil devido a ocuparem menos espaço na boca. As esqueléticas são mais retentivas que as acrílicas, sendo aconselhadas a pacientes com dentes e gengivas sãs, sem quistos ou mobilidade. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente não é possível fazer acrescentos de dentes na sua estrutura de metal.