A radiologia digital é um procedimento de imagem que utiliza técnicas sofisticadas de imagem que representam importantes avanços tecnológicos em radiologia, permitindo uma qualidade de imagem muito superior à radiologia convencional, tornando-a uma ferramenta de diagnóstico mais eficaz. Evita todos os documentos relacionados ao processamento de radiografias cinematográficas, ou seja, a detecção e fixação com produtos químicos e a consequente facilidade administrativa no envio ou armazenamento de imagens.
Radiografia Panoramica
A radiografia panorâmica é uma radiografia do complexo maxilo-mandibular. É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades odontológicas, nas quais a visualização de todos os elementos dentários e suas estruturas anatômicas é fácil para o dentista entender.
É um teste útil e muito prático para integrar o exame clínico no diagnóstico de cárie ou doenças endodônticas e ossos faciais. Através deste exame, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, incluindo aqueles que ainda não nasceram.
É fundamental no diagnóstico de todas as lesões maxilares e ósseas da mandíbula. Através desse exame, são estudadas reabsorção óssea e radical, cistos, tumores, inflamação, fraturas pós-acidente, cárie, distúrbios temporomandibulares (que causam dor nos ouvidos, face, pescoço e cabeça) e sinusite.
Radiografia Teleradiografica
A radiografia telerradiográfica avalia as relações dos elementos dentais com os maxilares, e dos maxilares com relação ao esqueleto facial, podendo assim avaliar os desvios de planos oclusais e alterações pertinentes á intervenção ortodôntica, ortopédica e cirúrgica. A radiografia cefalométrica é uma radiografia do crânio padronizada e reproduzível. A padronização é essencial para o desenvolvimento da cefalometria¹.
Este tipo de radiologia é usado na ortodontia e para estudo de Ortodontia:
- Diagnostico inicial – confirmação de anormalidades esqueléticas e/ou de tecidos moles.
- Plano de tratamento.
- Monitoramento do progresso do tratamento. Por exemplo, na avaliação da necessidade de ancoragem e inclinação dos incisivos.
- Apreciação dos resultados alcançados. Por exemplo, 1 ou 2 meses antes da finalização do tratamento, no intuito de assegurar que os objetivos deste tenham sido alcançados e para permitir o planeamento da estabilização.
raio x periapical
A radiografia periapical permite a visualização detalhada de um ou mais dentes, mostrando a anatomia dental e as estruturas que circundam os dentes através de uma imagem bidimensional. Este raio-x mostra claramente a coroa e raiz do dente e espaço articular, osso alveolar e outras estruturas. Dessa forma, é possível identificar dentes mal posicionados ou alterações anatômicas, além de descobrir a história do tratamento odontológico do paciente.
Com a radiografia periapical podemos analisar:
-
Visualização de restaurações, tratamentos endodônticos e implantes dentários.
-
Avaliação de coroas, raízes e ossos alveolares;
-
Diagnóstico de perda óssea, cárie, cálculos salivares, lesões císticas e neoplásicas;
-
Identificação de corpos estranhos;
-
Análise da qualidade óssea e trauma oclusal;