A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que corrige o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. O mau posicionamento dos dentes dificulta na higienização, o que pode levar a perda dos mesmos devido à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação que pode conduzir a dores de cabeça e a disfunção de Articulação Temporo-Mandibular (cabeça, pescoço, maxila e mandibula).
Estudamos o planeamento individualizado de cada caso antes da instalação dos aparelhos ortodônticos ou ortopédicos para a previsibilidade final do tratamento, evitando e diminuindo fases indesejadas do tratamento
Realização do estudo ortodôntico através da análise de modelos, fotografias (extra e intra-orais) e análise computadorizada das radiografias extra-orais (ortopantomografia ou simplesmente panorâmica e telerradiografia (lateral de cabeça).
O Centro dentário dispõe de uma série de aparelhos fixos ortodônticos, desde metálicos à estéticos (cerâmica ou safira) bem como auto-ligados que não requerem a colocação de elásticos para suportar o fio, sendo ligado pelo próprio aparelho, reduzindo o tempo final de tratamento.
Dispõe ainda de um tratamento ortodôntico diferenciado e especializado, individualizado para cada caso e tipo de paciente, sendo o tratamento realizado pelo método Invisalign (correção ortodôntica por moldeiras individuais transparentes trocadas periodicamente pelo ortodontista).
Documentação ortodôntica
Antes de iniciar o tratamento, o paciente necessita de realizar um conjunto de exames, como radiografias, fotografias intra e extra-bucais, modelos em gesso das arcadas dentárias com a finalidade de proporcionar uma visão e estudo abrangente sobre o seu caso. Sendo assim de extrema importância a realização desta documentação, pois envolve um conjunto de exames que permite ao ortodontista uma análise sobre cada caso, de cada paciente e cada tratamento.
Aparelho Fixo Dentário
O aparelho fixo tem como objetivo a correção de problemas de posicionamentos dentários e estéticos de forma a obter uma oclusão estável ao longo da vida.
A ortopedia facial é um seguimento da ortodontia que trata as relações entre os maxilares. O tratamento é feito com aparelhos chamados aparelhos ortopédicos faciais. A Ortopedia dos Maxilares é a correção das relações desarmónicas entre as bases ósseas, enquanto Ortodontia trata da correção da posição dos dentes dentro do osso.
A Ortopedia Facial recorre, habitualmente, a aparelhos removíveis, já existem aparelhos ortopédicos fixos também, que têm por objetivo redirecionar o crescimento dos ossos da face e dos dentes, diminuindo a necessidade do uso e o tempo de tratamento com os aparelhos fixos. Deve ser utilizada por pacientes jovens, já que devem estar em períodos de crescimento ativo para que seja mais efetiva.