Para um melhor planeamento da reabilitação oral, o centro dentário utiliza métodos de estudo avançado para garantir o tratamento, através do enceramento prévio dos dentes em modelo de gesso, montagem em articulador semi-ajustável (para transportar o registro oclusal da mordida fora da boca em modelo de estudo) e reprodução computadorizada do planeamento.
Ainda confeciona-se chaves dos registros em silicone para o mínimo de desgaste dentário no caso de facetas, até a reprodução imediata de provisórios, deixando o consultório com dentes na mesma consulta.
Facetas de cerâmica
As facetas dentárias são próteses em cerâmica / porcelana de espessura fina que são cimentadas na superfície visível e estética dos dentes, no sentido de proporcionar uma aparência natural. Geralmente são utilizadas para corrigir dentes desalinhados, desgastados, desiguais, manchados, com espaçamento anormal, perda da estrutura dentária por cárie ou fratura, entre outras situações.
A duração das facetas é variável, mas, de acordo com alguns estudos as facetas apresentam uma longevidade média de 10 anos, dependendo de fatores como: hábitos de higiene oral, tipo de alimentação,
força muscular, apertamento dental excessivo, inflamações e infeções locais ou generalizadas.
Coroas de cerâmica
A Coroa ou ponte é uma prótese fixa geralmente utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar a sua aparência, forma, estética e função dos dentes. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante, dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural, a fim de que este possa desempenhar suas funções.
Há diversos tipos de coroas: Coroas em cerâmica; metalo-cerâmica; metálicas; resina, etc.
As coroas de porcelana ou cerâmica podem combinar com a cor natural de seus dentes. Outros materiais usados são o ouro e as ligas de metal. A cerâmica é ligada a uma estrutura metálica e é utilizada, em geral, por ser resistente e estética. Hoje já é possível confecionar coroas em porcelana pura, sem a presença de metal, permitindo uma maior e melhor estética, transparência e translucidez, comparadamente próxima a resistência mecânica dos metais.
Motivos para colocar uma coroa:
-
Substituir uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente;
-
Proteger um dente enfraquecido por micro fraturas;
-
Confecionar pontes protéticas;
-
Sobre implantes dentários;
-
Corrigir dentes com malformações ou alterações de cor;
-
Proteger dentes desvitalizados por enfraquecimento da coroa por desgaste excessivo do preparo para acesso ao canal das raízes.