A odontopediatria é o ramo da medicina dentária que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. A Odontopediatria possibilita à criança o primeiro contato com o médico dentista onde será avaliado o estado de saúde oral, controlada a erupção dentária e realizados tratamentos preventivos no caso de serem necessários, tais como:

Aplicações tópicas de flúor -  remineralizam o esmalte evitando a progressão de cáries iniciais e tornam os dentes mais resistentes;

Selantes de fissura - são como um verniz que torna a superfície do dente

lisa e sem locais onde as bactérias normalmente começam as cáries. O objetivo das medidas preventivas é o de evitar o aparecimento de cáries, pois o futuro da dentição das crianças depende do controle das cáries e da flora bacteriana.

Orientação para a saúde oral- A consulta de odontopediatria permite aos pais e as crianças, receberem informação e orientação sobre a saúde oral da criança. Proporcionando assim, a necessidade de uma alimentação sem açúcares e a correta higiene oral das crianças.

As consultas de Odontopediatria são ainda importantes para ensinar as crianças assim como aos pais, sobre a correta escovagem dos dentes, o uso do flúor e do fio dentário, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral.